A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), executou 93% das 13 mil solicitações de reparos na iluminação pública, feitas por cidadãos entre janeiro e maio deste ano. A capital baiana possui hoje quase 180 mil pontos de luz. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (30).
De acordo com Leonardo Pimentel, gerente de manutenção da Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Semop, os pontos luminosos podem apresentar defeitos em função de diversos fatores, como exposição à chuva, queima de luminárias, esgotamento da vida útil de componentes eletrônicos, entre outros. O gerente comentou, no entanto, que dos 2,1 mil atendimentos emergenciais realizados pela diretoria, 30% foram motivados por furtos e vandalismo.
As solicitações de reparo podem ser feitas através do Fala Salvador, pelo telefone 156, bem como por via do aplicativo Fala Salvador Cidadão e do site www.falasalvador.ba.gov.br/portal/portal. Já as denúncias e pedidos emergenciais em decorrência de apagão, poste dando choque ou em chamas, por exemplo, devem ser encaminhadas por meio do WhatsApp da Dsip, no número (71) 98549-8728.
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil