domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

PETROBRAS EXPLICA REDUÇÃO DE GÁS NATURAL BOLIVIANO

Redação - 25/05/2022 15:40 - Atualizado 25/05/2022

Em nota, a Petrobras explica a redução do fornecimento de gás natural feito pela boliviana YPFB. Em 1996, a empresa brasileira firmou contrato com a YPFB para a compra e venda de gás natural de longo prazo, com volume contratado de 30 MM m³/dia.

Em 10 de abril de 2022, a YPFB divulgou compromisso de venda de volumes adicionais de gás natural para a Argentina durante o inverno, de cerca de 4 MM m³/dia, a um preço mais elevado. Ainda em abril de 2022, a YPFB informou para a Petrobras que a partir de maio reduziria unilateralmente em 4 MM m³/dia as entregas de gás natural no âmbito do contrato assinado.

Após tomar conhecimento da redução informada pela YPFB, a Petrobras deu ciência às instâncias governamentais cabíveis, bem como informou as medidas adotadas para assegurar o fornecimento aos seus clientes. Desde o dia primeiro de maio, a Petrobras recebeu, em média, cerca de 14 MM m³/dia da YPFB. O contrato prevê consequências ao fornecedor em caso de falha de fornecimento, as quais serão aplicadas pela Petrobras à YPFB. A companhia está tomando as providências cabíveis visando ao cumprimento do contrato.

“Os contratos de venda de gás natural celebrados pela Petrobras com os seus clientes possuem preço previamente estabelecido, cuja atualização é baseada em fórmulas paramétricas atreladas a indicadores de mercado e acordadas entre as partes, as quais não são afetadas por situações pontuais de falhas com fornecedores”, acrescenta a nota.

Foto: André Motta de Souza /Agência Petrobras

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.