O vírus ocasionou bastante preocupação por diversos fatores: ser o mais comum e propício a causar epidemias sazonais de gripe; ter sintomas parecidos com o da covid-19; mais de 100 óbitos registrados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia. Dessa forma, houve uma corrida vacinal da população para proteger-se da nova cepa.
A vacina da gripe 2021 é composta por cepas circulantes no ano anterior, por isso, em 2022 usamos cepas do ano passado e assim sucessivamente. Então fica a dúvida: é preciso tomar a vacina da gripe 2022? “Sim! A vacina da gripe 2022 já contém a nova cepa (H3N2 Darwin). A vacinação inicia sempre nos meses de abril para maior cobertura dos meses de risco – junho e julho – por causa do inverno”, informa a médica infectologista do Labchecap Dra. Giovanna Orrico (CRM 15112/RQE 6300).
Para proteção total, é necessário vacinar-se anualmente. Segundo a infectologista, o intervalo de doses entre a vacina da gripe 2021-2022 é de apenas um mês. “O mesmo vale para bebês vacinados a partir dos 6 meses de idade, eles já podem tomar a vacina do ano vigente após um mês, sendo duas doses aplicadas também neste mesmo intervalo. Depois dos 9 anos já pode ser aplicada apenas uma dose”, afirma a médica.
Outra dúvida frequente é sobre o intervalo de doses entre a vacina da covid-19 e as demais. “É permitido se vacinar contra a covid e gripe ao mesmo tempo, ou qualquer outro imunizante. Não há mais necessidade de intervalo”.
A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) reforça a revacinação anual contra a gripe por dois motivos. O primeiro é que a proteção conferida pela vacina cai progressivamente seis meses depois da aplicação. O segundo é a variação dos subtipos de influenza circulantes a cada ano. Como eles mudam com frequência, mesmo que o efeito da vacina durasse mais tempo, ela poderia não proteger contra os vírus do inverno seguinte.
Dra. Giovanna destaca que a vacina quadrivalente é a mais indicada por cobrir duas cepas de influenza A (H1N1 e H3N2) e duas cepas de influenza B. “O tempo médio para que a vacina comece a produzir resposta imunológica é de 10 a 15 dias. Por isso, é recomendado que a vacina seja tomada antes do período de maior circulação dos vírus”. A imunização contra a influenza é essencial para impedir casos graves da infecção, principalmente em grupos de risco, como idosos, gestantes e pacientes com comorbidades.
No Labchecap, além da vacina quadrivalente da gripe, o paciente pode contar com outros diferenciais, como equipe de enfermeiros especializada em vacinas, atendimento com médicos infectologistas, diversas opções de unidades nas regiões de Salvador e Lauro de Freitas com o serviço de vacinação e também a opção do atendimento domiciliar. É possível comprar a vacina da gripe 2022 de forma prática e rápida pelo portal: agendamento.labchecap.com.br.
Foto: Divulgação/Acervo