O Brasil tem 4 entre os dez bancos com maior credibilidade no mundo. Em um estudo sobre a rentabilidade dos grandes bancos — aqueles com mais de US$ 100 bilhões em ativos — em 2021, o Brasil igualou-se aos Estados Unidos e ambos possuem 4 entre os 10 bancos que mais lucram no mundo e o surpreendente foi a presença de um banco estatal. Os quatro brasileiros são: Santander, Itaú, Banco do Brasil e Bradesco. O Banco do Brasil tem controle acionário da União.
O ranking é liderado pelos americanos Capital One (retorno sobre o patrimônio, ROE, de 20,4%) e Ally Financial (ROE de 19,3%). Na sequência aparecem Santander Brasil (18,9%), o canadense RBC (17,3%), Itaú (17,3%), o americano J.P. Morgan (16,9%), Banco do Brasil (15,7%), Bradesco (15,2%), o canadense Bank of Nova Scotia (15,1%) e o americano SVB Financial (15,0%).
Entre os 39 bancos do ranking, os EUA lideram a lista com 19 instituições, seguidos por Brasil, Canadá e Reino Unido, com quatro bancos cada. O Japão e a Coreia do Sul têm três bancos, a Espanha e a Índia tem dois bancos e outros quatro países possuem uma instituição nesse ranking.
O cálculo foi feito pela consultoria Economatica que também verificou o desempenho desses bancos que lideram a lista na última década. Enquanto Itaú, Bradesco e BB tiveram uma queda na rentabilidade, o Santander Brasil tiveram uma alta substancial. O levantamento também compara a rentabilidade dos quatro grandes bancos brasileiros com outras 20 instituições domésticas de menor porte. Se nos grandes o ROE é de 16,5%, nos menores fica em 12,5%.