A Bahia tem 1.426 profissionais vinculados ao programa Mais Médicos distribuídos em 346 municípios do estado. O dado foi divulgado nesta segunda-feira (11) pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).
Ainda de acordo com a Sesab, atualmente, o estado da Bahia é o segundo maior no quantitativo de médicos no país, perdendo apenas para São Paulo. “A maior necessidade é de médicos para atender os municípios pequenos. Com dificuldade de acesso, esse profissional nunca chegava até eles e é justamente isso que o Mais Médicos faz, ele leva esses profissionais para quem mais precisa”, disse o coordenador do Programa Mais Médicos na Bahia, Emerson Garcia.
Garcia também destacou que a ação é um reforço significativo para a atenção básica de saúde nos municípios, mas tem sofrido com o declínio de profissionais. “Desde 2013, quando foi lançado, a Bahia tem aprovadas aproximadamente 1.720 vagas. Dessas, a gente nunca conseguiu atender o teto de profissionais, pois o Ministério da Saúde não faz a captação, seleção e contratação”, disse.