sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8331

RÚSSIA VOLTA A ATACAR MARIUPOL E KHARKIV

Redação - 06/04/2022 09:27

As tropas russas aumentam os ataques nas cidades de Mariupol e Kharkiv nesta quarta-feira (6), segundo relatos dos governos locais. Na semana passada, Moscou retirou artilharia e soldados dos arredores de Kiev e Chernihiv, no norte, como parte de um acordo nas negociações de paz. Mas a Otan alertou que a retirada foi na verdade um desvio das tropas para concentrar esforços região leste do país, onde fica Kharkiv, alvo de fortes ataques nesta manhã. Em Mariupol, os bombardeios também se intensificaram. O serviço de inteligência do Reino Unido afirmou também que a situação humanitária está piorando significativamente na cidade, com a maioria dos 160 mil moradores que seguem por lá sem energia, aquecimento ou água.

‘Alguns líderes do Ocidente consideram perder dinheiro algo pior do que uma guerra’, acusa Zelensky

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou nesta quarta-feira alguns líderes ocidentais de considerar as perdas financeiras piores do que crimes de guerra, dizendo que não poderia tolerar a indecisão sobre novas e rígidas sanções russas. “Não posso tolerar nenhuma indecisão depois de tudo o que as tropas russas fizeram”, disse ele em um discurso ao parlamento da Irlanda na quarta-feira.

“A única coisa que nos falta é a abordagem de princípios de alguns líderes, líderes políticos e líderes empresariais, que ainda pensam que a guerra e os crimes de guerra não são algo tão horrível quanto as perdas financeiras”, acrescentou. Segundo a Reuters, Zelensky pediu a Dublin que convença seus parceiros da União Europeia a introduzir medidas “mais rígidas” contra Moscou.

11 corredores humanitários foram acordados para hoje, diz vice-primeira ministra da Ucrânia

A vice-primeira ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, informou que 11 corredores humanitários foram acordados com a Rússia para a evacuação de civis. Ela não deu mais detalhes de onde seriam essas rotas de fuga, porém, confirmou que os moradores de Mariupol não receberão essa ajuda. Durante a semana, representantes da Cruz Vermelha tentaram chegar à cidade, mas não passaram por bloqueios russos em cidades vizinhas.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.