Um novo bloco encabeçado pelo deputado estadual Marquinho Viana, que trocou o PSB pelo PV na janela partidária, e que é composto mais quatro parlamentares se reuniu com o governador Rui Costa (PT) recentemente e pressionou o petista para ocupar espaços abertos no segundo escalão do Palácio de Ondina com a saída do PP da base aliada. Fazem parte ainda do quinteto dois parlamentares que migraram para o PV – Vitor Bonfim (ex-PL) e Alan Castro (ex-PSD) -, mais Junior Muniz e Jurandy Oliveira, que deixaram o PP e entraram no PT e PSB, respectivamente. Além de cargos, a turma quer escoar demandas de prefeitos e ajuda para se reeleger.
O processo de negociação com Rui, segundo informações da coluna Satélitte do Jornal Correio, está na origem dos arranjos políticos que resultaram na filiação dos cinco parlamentares ao PSB, PT e PV. Partido este que saiu da janela bastante fortalecido no jogo de poder na Assembleia Legislativa e conquistou musculatura da disputa para deputado estadual.
Embora o prazo para o troca-troca de legendas tenha chegado oficialmente ao fim na última sexta, parte das migrações só será conhecida de fato no dia 14, quando acaba o calendário para comunicar as mudanças ao Tribunal Regional Eleitoral. Até lá, será impossível precisar com certeza como ficará a redistribuição das forças em comissões estratégicas, como a de Constituição e Justiça (CCJ), e a redivisão dos postos de liderança, no rastro do avanço numérico da bancada oposicionista, que pode chegar perto dos 30 integrantes a partir da próxima semana. Antes disso, nada será resolvido nos colegiados da Casa.
Foto: divulgação