Pelo menos 75 eventos negociam pautas até 2025 no Centro de Convenções de Salvador (CCS). De acordo com o conglomerado francês GL events, que administra o equipamento, a expectativa é gerar uma movimentação econômica na cidade superior a US$ 42 milhões. Só nos três primeiros meses deste ano foram realizados 16 eventos, com previsão de outros 37 acontecerem até dezembro. Mas há pelo menos mais 42 encontros em negociação para 2022, o que significa uma ampliação de mais de 110% no número de eventos previstos para este ano, graças à liberação do limite total de público para eventos no Estado.
Os números foram apresentados nesta sexta-feira (1º), pelo diretor-geral do Centro de Convenções Salvador, Ludovic Moullin, durante entrevista coletiva. Mesmo atravessando um momento atípico, por conta da pandemia, o CCS abrigou 83 eventos, desde sua inauguração, no início de 2020, até março último. Na agenda de 2022 constam eventos importantes, como o Beyoung Expo Gamer, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Salvador e está agendado para 16 a 17 de abril, o Capa Summit, encontro internacional na área de aviação, marcado para agosto, o XIX Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa, em maio, o Congresso Brasileiro do Algodão, previsto para agosto, e o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrasco), pautado para novembro. Apenas estes encontros devem atrair um público superior a 13 mil pessoas.
Outro evento que deve impactar na cidade será a Bienal do Livro da Bahia, festival literário realizado pela GL events, que acontecerá entre os dias 10 a 15 de novembro. O evento reunirá as principais editoras do mercado, autores e formadores de opinião, com uma intensa programação cultural para toda a família.
Foto: assessoria