segunda, 25 de novembro de 2024
Euro 6.1013 Dólar 5.8319

ECONOMIA E CENTRÃO TRAVAM DISPUTA PARA EMPLACAR SUBSTITUTO DE SILVA E LUNA NA PETROBRAS

Redação - 22/03/2022 14:40

A escolha para o comando da Petrobras virou uma disputa nos bastidores entre a área política e a Economia. De um lado, integrantes do centrão defendem que a troca seja política, o que seria uma vitória dupla do grupo que já emplacou Rodolfo Landim como indicado para a presidência do conselho de Administração da estatal e, agora, passou a ver na presidência da estatal uma chance de também emplacar um segundo aliado – hoje, ocupada por um militar e sem interlocução com o centrão.

Do outro lado, o ministro da Economia, Paulo Guedes, que não tem participado dessas conversas para substituir o presidente da Petrobras com um nome político. A aliados, ele costuma repetir que “não tem nada com isso” e “quer distância dessas conversas” desde que Roberto Castello Branco – seu indicado – foi demitido por Bolsonaro para acomodar Silva e Luna. Mas, segundo o blog apurou, junto com Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, Guedes tem defendido um nome mais técnico e “pró-mercado” para o posto.

Como o blog revelou há uma semana, o nome de Rodolfo Landim passou a ser defendido entre assessores políticos de Bolsonaro como substituto para a vaga de Silva e Luna – mas, nos últimos dias, auxiliares políticos do presidente voltaram ao plano original: Landim confirmado para a presidência do conselho e um outro nome para comandar a estatal. Silva e Luna assumiu exatamente para que, na visão de Bolsonaro, atendesse a pleitos do governo na questão dos combustíveis. Mas a Petrobras tem regras claras e, diferentemente do que esperava o presidente, Silva e Luna seguiu o que a Petrobras determinava.

Desde então, com o reajuste dos combustíveis, Silva e Luna passou a ser “fritado” pelo presidente e pressionado a se demitir – o que ele já disse que não fará. As mudanças estão previstas para acontecer em abril, quando acontecerá a reunião do conselho que elegerá os novos conselheiros da estatal – entre eles, Landim.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.