Diversos monumentos do Brasil e do mundo foram iluminados com as cores azul e amarelo da bandeira da Ucrânia, em solidariedade ao país que foi invadido pela Rússia. Em Salvador, o vereador André Fraga (PV) protocolou um ofício à Secretaria de Municipal de Mobilidade (Semob) pedindo a iluminação do Elevador Lacerda com as cores da bandeira do país.
O vereador se manifestou sobre a situação de guerra que perdura nos dois países no leste europeu: “2022. Século 21. Inconcebível que a humanidade ainda recorra a bomba, morte, invasão e destruição. Enquanto os ricos brigam e matam gente inocente, as pessoas seguem com fome e na pobreza. Que a Ucrânia resista!”, declarou Fraga nas redes sociais.
Exemplos de locais que foram coloridos com o azul e amarelo da Ucrânia são o Monumento às Bandeiras, Viaduto do Chá e Biblioteca Mário de Andrade, localizados em São Paulo; Palácio Iguaçu, em Curitiba; Palácio Piratini, em Porto Alegre; Portão de Brandemburgo, em Berlim, capital da Alemanha; Opera House, em Sydney, cidade australiana; ponte Samuel de Champlain, em Montreal, cidade do Canadá; entre outros.
Foto: Marcelo Gandra