sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

JUSSARI: FORMAÇÕES ROCHOSAS DIFICULTAM SANEAMENTO

Redação - 07/03/2022 07:02

A frase “no meio do caminho tinha uma pedra”, nunca fez tanto sentido quanto no município de Jussari no Sul da Bahia que tem realizado com dificuldade um grande projeto de saneamento básico no município. O solo do município é rico em formações rochosas e muitas vezes o serviço que poderia ser realizado em semanas é atrasado pela necessidade de remoção dessas rochas que se encontram justamente nas áreas de passagem das tubulações.

De acordo com o Prefeito Antônio Valete o problema tem dificultado a vida daqueles que trabalham do setor de obras. “Além de um enorme esforço físico para a quebra e remoção das pedras, acabamos demorando mais tempo que o previsto para a realização das obras e consequentemente o custo acaba sendo elevado, uma vez que precisamos de mão de obra por um tempo bem maior que o previsto. Outro problema que temos enfrentado são as construções irregulares, algumas pessoas constroem sem buscar orientação e certificação da prefeitura que possui engenheiros competentes que estão disponíveis para orientar os munícipes de forma gratuita. Essas construções acabam invadindo áreas onde seriam as ruas e até mesmo leito de rios. Temos feito nossa parte orientando, estamos realizando a regularização fundiária e trabalhando para que esse problema fique no passado. Mas quanto as pedras no caminho a solução ainda é trabalho árduo e paciência”, informou.

O município de Jussari possui aproximadamente seis mil e quinhentos habitantes e por ter sido construído em uma área antes rural, onde as terras eram doadas por fazendeiros locais, só agora está passando por um amplo processo de regularização fundiária, possibilitando aos proprietários dos imóveis locais a posse da escritura definitiva e o reconhecimento legal da posse do imóvel.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.