O governador Rui Costa (PT) confirmou, na tarde desta sexta-feira (4), que a chapa governista será anunciada junto com o ex-presidente Lula (PT). Lula está no México e a expectativa é que retorne ao Brasil até o início da próxima semana. “Prefiro não comentar nenhuma dessas opções (de chapa) e deixar apenas para o anúncio. Vou anunciar a chapa junto com o presidente Lula”, declarou, em entrevista coletiva, durante a inauguração da Maternidade Frei Justo Venture, que atenderá 11 municípios da Chapada Diamantina.
O governador ressaltou a participação de Lula na definição da chapa. “O anúncio será feito no momento oportuno em que tenhamos construindo esse consenso. Incluído, nesse consenso, a liderança e a figura fundamental para resgatar o nosso país, que é o ex-presidente Lula, com o qual estamos conversando e estamos alinhando”, pontuou. Rui salientou não ter “pressa” para decidir os nomes da majoritária, mas a expectativa é que o anúncio ocorra até o dia 13 de março. “Quem está agoniado, ansioso para o anúncio das candidaturas são os políticos, os militantes e a imprensa. O povo nesse momento quer saber de outros assuntos. Tá preocupado com o desemprego que assola o país. Tá preocupado com a guerra e possíveis efeitos da guerra. Tá preocupado com as questões que atingem sua vida”, afirmou. “Estamos conversando sem agonia, sem pressa, com calma e no momento exato nós anunciaremos”, emendou.
Se as especulações se confirmarem, o senador Otto Alencar (PSD) será candidato a governador. Rui Costa renunciará para ser postulante a senador. O PP ou PT deve indicar o candidato a vice-governador. Já o vice-governador João Leão (PP) assumirá o governo da Bahia.
Foto: Manu Dias / Gov-BA