Através de uma pesquisa realizada por um dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, pesquisadores encontraram em um morcego um novo tipo ebolavírus, e o denominaram Bombali.
Nele os cientistas informam que os morcegos são hospedeiros de diversas doenças que podem saltar de animais para humanos, o que é chamado de doença zoonótica. Uma das principais teorias de surgimento da Covid-19.
Segundo informações da pesquisa, existem seis espécies conhecidas de ebolavirus e a cerca de 40 anos, o patógeno circula pela África Oriental e Central.
Como o Ebola, o vírus Bombali “infectou células humanas e macrófagos humanos primários”, relatam os autores, e foi capaz de “entrar eficientemente nas células” usando o mesmo mecanismo que seu primo viral. Embora ambas as doenças infectassem um número semelhante de macrófagos, os pesquisadores descobriram que elas alteravam o RNA das células de maneiras diferentes para alcançar a replicação.
E enquanto ambos induziram reações imunes das células do sangue, apenas o Ebola, e não o Bombali, provocou a implantação de uma resposta antiviral.