domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.0976 Dólar 5.8319

JOVEM BAIANA RELATA FUGA DA UCRÂNIA EM MEIO A ATAQUE RUSSO

Redação - 24/02/2022 15:45

Uma jovem baiana, que mora na Ucrânia, relatou os momentos de tensão vividos desde a madrugada desta quinta (24), quando o presidente russo, Vladimir Putin, iniciou os ataques ao país onde ela mora. Iasmin Avhustovych, 29 anos, é casada com um ucraniano e afirmou que os homens ucranianos não podem sair do país e que aguardam a convocação pelo Exército para o voluntariado no conflito armado.

“Estamos indo para a Polônia porque eles ofereceram apoio nas fronteiras para refugiados. Meu marido ficou, pois todos os homens agora estão no aguardo da convocação”, disse, afirmando que grande parte dos homens ucranianos possuem treinamento militar. Por causa da insegurança, Iasmin e uma amiga da família buscam refúgio na Polônia, um dos países vizinhos.

“A guerra já começou para a gente. Meu marido achou melhor que eu fosse para a Polônia, ainda que eu não quisesse. Por enquanto, as notícias que temos são de ataques em todo o país, especialmente em áreas militares, e que as sirenes de emergência indicarão a necessidade de ir a uma base de proteção”, explicou.

A professora também detalhou as orientações dadas pelo governo da Ucrânia, tanto para os cidadãos europeus, quanto para os estrangeiros. “Estrangeiros devem sair do país de carro, se possível. Pessoas nas zonas não afetadas devem preparar mochilas de emergência com itens básico, e não sair de casa. Caso necessário, a sirene indicará a hora de ir para um dos pontos de segurança subterrâneos. Quem não puder ir, ficar em ambientes sem janelas, como os banheiros, e tentar ao máximo se proteger”, pontuou.

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.