O Banco Central informou que, até as 12h desta terça-feira, 15, mais de 10 milhões de pessoas físicas e jurídicas encontraram saldo positivo no sistema que consulta se há valores a receber esquecidos em bancos. A instituição prevê que haja R$ 8 bilhões a serem devolvidos a 28 milhões de pessoas físicas e jurídicas.
Nessa primeira consulta, o sistema informa apenas se há ou não dinheiro a ser resgatado, sem dizer quanto é a quantia. Essa informação só será divulgada em março.
Segundo o BC, até o momento, foram feitas 59,9 milhões de consultas em CPFs e CNPJs. Os saldos positivos são 18,7% do total. Ao todo, são 11.223.617 casos, sendo 11.001.451 de pessoas físicas e 22.166 de pessoas jurídicas. Outras 81,2% das consultas resultaram em saldo inexistente.
Ainda de acordo com o Banco Central, acontecerá uma próxima fase de liberação de dados em que novos valores serão disponibilizados. Isso significa que quem consultou a ferramenta e viu que o saldo estava zerado poderá ter mais uma chance a partir de maio.