domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

PESQUISA APONTA DE FAZER MERCADO EM ATACADÕES PODE SAIR 12 % MAIS BARATO

Redação - 09/02/2022 06:57

Uma pesquisa feita pelo Jornal Correio identificou que existe uma diferença de aproximadamente 12% entre as compras feitas em atacados e atacarejos contra super e hipermercados. É o que indica a presidente do Movimento das Donas de Casa e Consumidores da Bahia (MDCCB-BA), Selma Magnavita. Já o presidente da Associação Baiana de Supermercados (Abase), José Humberto Souza, alega que a diferença não é tanta assim. Segundo ele, a variação é de 5%.

Por ser mais barato, o segmento virou um grande atrativo para clientes baianos. No Brasil, em 2021, houve um crescimento de 22% dos atacarejos somente no primeiro trimestre. Em 2020, o setor avançou 26,7%, enquanto que os supermercados e hipermercados cresceram menos de 13%, de acordo com um estudo da Nielsen IQ encomendado pela Associação Brasileira dos Atacadistas e Autosserviço (ABAAS). A Associação, que não tem dados regionais, ainda disse que os preços podem ficar 15% menores nos atacarejos, onde 860 mil famílias fazem compras.

No caso do Assaí Atacadista, os preços são 15% mais baixos que no varejo tradicional. “Nosso modelo de negócio tem como principal objetivo levar preço baixo e um mix de produtos completo para o dia a dia para que os nossos clientes consigam fazer com o que seu dinheiro possa render mais”, diz o diretor regional do Assaí Atacadista, Fábio Santos.  Desde a primeira loja inaugurada, em 1974, em São Paulo, outras 212 foram abertas em todo o país. Hoje, a Bahia é o terceiro estado do país com a maior quantidade de lojas – são 18, distribuídas em 14 cidades baianas.

“O segmento tem crescido bastante em todo o país nos últimos 10 anos. Antes, o atacarejo ainda era muito focado no abastecimento para micros e pequenos comerciantes e vendedores, mas tem sido cada vez mais descoberto pelos consumidores finais em busca de maior economia e fazer o dinheiro render mais. isso tem atraído uma parcela de novos clientes que acaba se fidelizando com o nosso negócio”, diz o diretor regional, Fábio Santos.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.