A queda do volume de serviços prestados na Bahia em novembro/21 frente a novembro/20 (-0,3%) foi resultado de retrações em dois dos cinco grupos de atividades investigados pelo IBGE. A principal influência negativa para o resultado geral de novembro veio dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-11,0%), que apresentaram a sua segunda queda consecutiva. Este é o segmento de maior peso na estrutura do setor de serviços no estado. Além dele, também apresentou retração o segmento de outros serviços (-28,5%), grupo de atividade bastante diverso, que também apresentou, em novembro, a sua segunda queda seguida. Este é o único setor que tem variação negativa no acumulado no ano de 2021 (-4,1%), na Bahia.
Por outro lado, os serviços prestados às famílias (55,4%) foram os que mais ajudaram a segurar a queda do setor de serviços baiano em novembro. O segmento apresentou o seu oitavo crescimento consecutivo, embora em um ritmo inferior ao dos últimos meses (em outubro a alta havia sido de 74,4%). Esse crescimento, também, se deu sobre a queda registrada em novembro de 2020 frente ao mesmo mês de 2019 (-22,0%). Também apresentaram resultados positivos em novembro, mas em menor intensidade, os serviços profissionais, administrativos e complementares (1,6%, nono aumento consecutivo) e os serviços de informação e comunicação (0,7%, oitavo aumento consecutivo).
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