O preço do querosene de aviação (QAV), que afeta o valor do preço das passagens aéreas, teve uma alta de 76,2% de 4 de janeiro a 13 de dezembro de 2021, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).
Os dados foram disponibilizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e deu base para a avaliação da ABEAR.
“A disparada do preço do QAV mostra como os custos estruturais do setor aéreo nos preocupam e podem inibir uma retomada mais consistente da aviação comercial. Ainda temos a pressão dos constantes recordes de cotação do dólar em relação ao real, já que mais de 50% dos nossos custos são indexados pela moeda norte-americana”, afirma o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz.
Dessa forma, o QAV é o combustível de consumo em massa que teve a maior valorização no ano passado, acima do diesel (+56%), gasolina (+42,4%) e gás de cozinha (+36%), que têm sido apontados como um dos principais responsáveis pela escalada da inflação no país.
A alta no preço do QAV influencia diretamente no preço médio das passagens aéreas, que também tiveram sucessivas altas no ano passado.
Período: 04/01/2021 a 13/12/2021
QAV: +76,2%
Diesel: +56%
Gasolina: +42,4%
GLP: +36%