A montadora Ford registrou uma queda nas vendas de 72,9% no primeiro ano sem produção no país. De acordo com a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotiores (Fenabrave), a montadora comercializou 139.255 veículos em 2020 e 37.778 unidades no ano passado. O fechamento das fábricas no Brasil foi anunciado em 11 de janeiro de 2021 há exatamente um ano. A medida, que visa privilegiar a produção de carros mais caros, significou o fim do projeto Amazon, em Camaçari na Bahia.
A fabricação de veículos e motores no Polo Industrial baiano atingiu 5,4% do valor da transformação industrial na Bahia e 4,1% da força do trabalho na indústria, ou 4 mil trabalhos diretos. A saída do estado representou ainda uma indenização de R$ 2,15 bilhões pagos ao governo baiano em função de estímulos fiscais recebidos. A Ford não informa o quanto gastou para desmobilizar suas atividades as três fábricas brasileiras. Logo ao anunciar a saída da produção no país, a empresa informou que havia alocado US$ 4,2 bilhões para esse fim (em torno de R$ 23,8 bilhões no câmbio atual).
Nacionalmente, a montadora teve que negociar com 283 concessionárias, que cobraram uma indenização de R$ 1,5 bilhão. A Associação Brasileira dos Distribuidores Ford (Abradif) rejeitou a proposta inicial feita pela companhia e demandou o rompimento imediato de todos os contratos ativos, para posterior contratação dos distribuidores que efetivamente permaneceriam com a marca. Atualmente a Ford mantém 110 concessionárias no pais. Com informações do UOL
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