sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

APÓS BAHIA, INMET ALERTA PARA TEMPORAIS NA REGIÃO SUDESTE

Redação - 29/12/2021 14:40

O temporal que atingiu a Bahia e fez estragos no sul do estado parece ter chegado ao fim e agora migra para a região Sudeste. O alerta é do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), vinculado ao Ministério da Agricultura, que indica que desde a quarta-feira, 28, até o dia 4 de janeiro, a região deverá sofrer com fortes chuvas. Uma ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) – fenômeno que cria um corredor de umidade entre as regiões Norte e Sudeste – como a que aatingiu a Bahia na última semana, estará em Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Em áreas de Rio de Janeiro e São Paulo são previstas chuvas concentradas entre 30 mm a 60 mm por hora, além de uma marca de até 100 mm por dia. Cada milímetro corresponde a um litro de chuva acumulado em um espaço de um metro quadrado. De acordo com Inmet, até 4 de janeiro, os totais de chuva deverão chegar a 200 mm na região Sudeste. As chuvas serão mais intensas no centro e sul de Minas Gerais, norte de São Paulo e Vale do Paraíba e região serrana no Rio de Janeiro.

Com a migração da ZCAS, o indicativo é de uma diminuição no volume de chuvas no centro e sul da Bahia. Mas segundo o meteorologista do Inmet, Flaviano Fernandes mesmo com a previsão de queda no volume das chuvas no sul do estado há a possibilidade de novos problemas. “Isso porque vai depender de como essa chuva vai ser distribuída ao longo do mês e a sua concentração em uma determinada área”, disse ao UOL. Segundo o Inmet, também haverá uma diminuição das chuvas na região central da Bahia. E uma previsão de aumento de chuvas na região oeste do estado que pode variar entre 80 mm e 150 mm.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.