As vendas nos shoppings centers tiveram aumento real de 10% este ano, em comparação a 2020. O dado integra levamentamento da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) junto a 15 mil lojas em todo o país. O movimento, contudo, não alcançou o registrado em 2019, antes do surgimento do novo coronavírus e a pandemia de Covid-19. O levantamento concluiu que cerca de 123,7 milhões de consumidores foram às compras nesta época natalina.
Cerca de 77% dos clientes compraram presentes de menor valor. Os mais procurados foram roupas (61%), brinquedos (37%), perfumes, cosméticos e calçados (36%) e acessórios (24% ). Para a entidade, existem ainda alguns fatores que barram um crescimento, entre eles a alta do dólar, inflação, desemprego elevado. “A população está cada vez mais confiantes”, definiu o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun. “Os lojistas foram importantes neste processo na aplicação dos protocolos e na luta que empreendemos pela reabertura dos centros de compra. Ainda com desafios, essa retomada representa um alento para os lojistas que ficaram meses sem esperança de dias melhores, e hoje, tudo resulta no crescimento de vendas presenciais nas lojas”.
Balanço do ano
No balanço do ano como um todo, as vendas dentro dos centros comerciais devem chegar a R$ 204 bilhões, o que representa um crescimento de 58% em relação a 2020, época em que os empreendimentos estavam afetados pela pandemia. Frente a 2019, este montante representa uma queda de 3,5% das vendas. Durante este ano, entraram em operação cinco novos centros comerciais no país: Recife Outlet Premium – Moreno (PE), Park Shopping Boulevard e Shopping Palladium Umuarama (PR), Shopping Sinop (MT) e Park Jacarepaguá (RJ). Atualmente, o setor conta com 606 empreendimentos no Brasil.
Foto: Rayllanna Lima/bahia.ba