sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

BRUNO ANUNCIA AJUDA AO EXTREMO SUL E SUGERE AUXÍLIO EMERGENCIAL PARA DESABRIGADOS

Redação - 14/12/2021 13:00 - Atualizado 14/12/2021

Bruno Reis anunciou para esta quarta-feira (15) uma iniciativa voltada para a ajuda humanitária à população atingida pelas fortes chuvas no extremo sul da Bahia. “Amanhã a gente vai lançar de manhã uma campanha pra arrecadar donativos, alimentos, principalmente água potável, porque essa região está sofrendo com a falta de água”, declarou o prefeito de Salvador, durante inauguração de uma Unidade de Saúde da Família no bairro de São Marcos, nesta terça-feira (14). O gestor municipal afirmou que irá firmar parcerias com instituições para auxiliar na campanha. Dentre os envolvidos está a Marinha, que ficará responsável pelo deslocamento dos donativos aos moradores da região.

Além das doações de gêneros alimentício e água, Bruno se predispôs a trocar experiências com prefeitos das cidades atingidas pela tragédia. “Eu tenho conversado com os prefeitos, Sosthenes [diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo] diariamente orientando, dando conselhos, passando um pouco da nossa experiência e me coloquei inclusive a disposição, pra que, se necessário fosse, ir com nossa equipe para auxiliar”, disse o gestor.

Citando política já implementada na capital baiana desde 2015, o prefeito de Salvador recomendou ainda a adoção de um auxílio emergencial para os moradores que perderam seus pertences nas enchentes. “Esse auxílio serve pra indenizar as famílias pelos seus bens móveis. Então, sua geladeira, sua televisão, seu fogão, sua cama que porventura por motivo de alagamento, até mesmo com incêndios, ou por conta das chuvas, quando as famílias têm prejuízo”, explicou Bruno, pontuando que em casos do tipo em Salvador a população pode ser indenizada em até três salários mínimos. Segundo o gestor, com a medida as famílias conseguem restabelecer a vida com uma “facilidade maior”.

“A gente está passando um pouco dessas experiências de protocolos que nós acionamos aqui nesses momentos de crise. Ao longo desses nove anos nós temos hoje a Defesa Civil [que é] uma das melhores estruturadas do Brasil. Adquirimos bastante experiência e estamos colaborando dessa forma também”, disse Bruno Reis, acrescentando que agora torce para que as chuvas sejam cessadas para que os rios baixem e as cidades possam ser reconstruídas. “E o que eu puder ajudar com nossa experiência, conhecimento e com apoio a gente está à disposição pra poder contribuir”, reafirmou.

Foto: Mattheus Miranda / Bahia.ba

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.