O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia concedeu nota dez ao município de Itaberaba. A pontuação máxima se refere à avaliação anual, por meio do Relatório de Contas de Governo, que avalia se o município está cumprindo uma série de medidas e diretrizes disponíveis para que todos tenham acesso, bem como acesso às despesas, receita, estrutura organizacional, licitações e contratos, relatório de recursos humanos.
“Historicamente, ao longo dos anos, Itaberaba figurava com a nota de cinco a seis no tribunal e demos um salto de forma inédita chegando ao ano de 2021 com nota dez. O município vem fortalecendo essa política pública, fortalecendo as condições da participação popular com o envolvimento da comunidade com a gente”, afirmou o prefeito do município, Ricardo Mascarenhas.
Com essa aprovação máxima, o TCM demonstra que Itaberaba vem cumprindo e alcançou o seu objetivo com a Lei de acesso à informação, a lei da transparência pública da receita contábil, para que a população conheça o que se passa no interior da Administração pública no município.
“O que se pretende é uma administração pública que fomente a participação da sociedade, por meio da atuação proativa, espontânea, pautada na ética, em que os cidadãos de Itaberaba saibam onde e como encontrar as informações no âmbito da administração pública”, ressalta o Controlador Geral do Município, Maique Oliveira.
Foto: Secom