A Prefeitura de Salvador pretende transformar em aquário municipal privado um dos símbolos de Salvador: o Forte de São Marcelo, uma fortaleza de estilo renascentista, construída em 1623, possuindo uma arquitetura única no Brasil, semelhante ao famoso Castelo de Sant’Angelo na Itália e a Torre do Bugio em Portugal.
O anúncio de que o Forte de São Marcelo vai abrigar o primeiro aquário municipal, que será operado em regime de concessão à iniciativa privada, foi feito pelo prefeito Bruno Reis na última na quarta-feira (24). A inicativa causou apreensão visto que o forte é Patrimônio Cultura Brasileiro, tombado pelo Iphan, e palco de eventos históricos da História da Bahia, na Independência do Brasil, na Revolta dos Malês, na Sabinada e outros eventos, além de ter servido como prisão política.
Segundo o Prefeito, o objetivo é impulsionar o turismo e oferecer uma opção de lazer aos baianos, mas o anúncio gerou discussões sobre a possibilidade de obras para abrigar o aquário num local tombado e sobre a possibilidade de outros usos, a exemplo de museus e restaurantes e outras atividades culturais.