Salvador foi considerada uma das seis melhores capitais do país para investir e aparece entre os 156 melhores destinos com potencial para reter negócios, pessoas e ideias. Salvador aparece como a quinta melhor cidade do Brasil para investimentos e a melhor posicionada no Nordeste. E está em 124º lugar entre as principais cidades do mundo, mas perdeu posição em relação a 2020, quando ocupava o 120º lugar.
O ranking global é elaborado todos os anos pela consultoria Kearney e aponta São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife como as cidades mais bem posicionada entre as brasileiras. Nova York, Londres, Paris e Tóquio mantiveram as quatro primeiras posições no índice.
O ranking leva em conta 29 métricas, divididas em cinco temas com diferentes pesos: volume de negócios (30%), capital humano (30%), troca de informações (15%), experiência cultural (15%) e engajamento político (10%). Há ainda outros parâmetros que avaliam as cidades que têm maior potencial para atuarem como a próxima geração de centros globais de negócios.
“O Brasil sempre foi e será um destino atrativo para investimentos, mas é fato que o momento é de cautela. O governo atual previa um mundo de promessas, mas o que vivemos foram três anos de incertezas. A pandemia só amplificou esses efeitos”, diz o consultor Sachin Mehta, sócio da Kearney. “A forma como a economia está sendo dirigida também gera incertezas. Esse cenário faz com que muito investidor pare para pensar, ninguém quer rasgar dinheiro.”
Foto: divulgação