Com avanço da vacinação e a redução dos números da pandemia, Salvador espera ter um janeiro movimentado no seu aeroporto. O tradicional tempo de férias é aguardado pelos organizadores do turismo baiano e o aeroporto espera superar as marcas de 2019 no quesito movimentação. A expectativa é que os hotéis atinjam até 75% de ocupação neste mesmo período, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia.
Isso quer dizer que os números para o primeiro mês de 2022 devem superar o movimento do aeroporto de janeiro no último ano antes da pandemia. Outra notícia que anima o turismo é que o Salvador Bahia Airport terá seis destinos inéditos, com voos diretos para Montes Claros e São José do Rio Preto, na região Sudeste; Belém e Porto Velho, no Norte; Cuiabá, no Centro-Oeste; e Florianópolis, no Sul. Assim, a capital baiana estará ligada a 36 aeroportos, três a mais do que o ano passado.
“A nossa expectativa é de uma demanda aquecida, tanto pelo avanço da vacinação como pelo longo período que as pessoas passaram dentro de casa, ainda mais porque Salvador é um dos principais destinos turísticos do Brasil, tanto pelos seus elementos naturais quanto culturais”, explica Marcus Campos, gerente de Marketing e Promoção Aérea do Aeroporto de Salvador, em entrevista ao Jornal Correio.
Nesta quarta-feira (17), inclusive, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) promoveu um road show em Manaus e deu início às tratativas com o Governo do Amazonas e as empresas Gol e Latam para a implantação do voo direto Salvador-Manaus-Salvador. “A conectividade aérea é de suma importância na atividade turística, o Governo da Bahia estimula voos com desoneração do ICMS do querosene da aviação”, afirma o secretário Maurício Bacelar.
No setor de hotelaria as expectativas também são altas. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (Abih-BA) Luciano Lopes afirma que a previsão para a ocupação em janeiro de 2022 seja 20% maior que a do primeiro mês de 2020. “Em setembro tivemos uma ocupação nos hotéis de 60,05% e de 64,5% em outubro, esses dados demonstraram uma boa trajetória de crescimento”, afirma Lopes.
Foto: divulgação