domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

CPMF VOLTA ÀS DISCUSSÕES PARA BANCAR DESONERAÇÃO

Redação - 03/09/2021 19:20

O governo e o Congresso voltaram a discutir a criação de um imposto digital nos moldes da extinta CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) como forma de compensar uma redução de tributos que empresas pagam sobre a folha de salários.

Segundo a agência Folhapress, a medida foi discutida nesta semana entre interlocutores no Congresso e o ministro Paulo Guedes (Economia) como alternativa mais ampla ao projeto de lei da Câmara que concede a desoneração somente para 17 setores.

O texto em discussão na Câmara prevê estender o benefício de certos segmentos (como comunicação, construção civil e calçados), que se encerraria em 2021, por mais cinco anos.

Guedes e sua equipe são contrários à proposta para os 17 setores porque, entre outros motivos, ela tem um custo muito alto em comparação com a quantidade de empregos preservados -tese corroborada por analistas. Além disso, o time defende que a desoneração teria que valer para todos.

Diante da resistência do ministro à proposta, membros do Congresso levaram a ele a ideia de incluir mais setores na desoneração e, em troca, resgatar o debate sobre a recriação da nova CPMF – medida defendida pelo ministro, que parou de citar o assunto pelas críticas recebidas.

 

Foto: Freepik

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.