sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

3ª DOSE: IDOSOS ACIMA DE 70 ANOS PODEM SER VACINADOS EM OUTUBRO

Redação - 03/09/2021 12:25 - Atualizado 03/09/2021

O secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, estima que em outubro Salvador comece a vacinar o público de 70 anos ou mais com a dose de reforço da vacina contra covid-19. Ele diz que mesmo com a baixa procura dos idosos de mais de 80 anos, não é possível recuar mais o público habilitado por questões técnicas.

“Não temos como fazer isso, mesmo que eu quisesse hoje baixar a idade para 70 anos, tecnicamente a gente bateria em uma barreira. O recomendado é que a terceira dose seja aplicada após seis meses. Não temos idosos de 70 anos que tomaram a segunda dose há seis meses. Acho que em outubro (começa). Setembro todo é das pessoas de 80 anos”, afirmou Prates, em entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia.

Prates explica que é preciso controlar bem as doses de vacina. “A gente não pode antecipar muito, porque a antecipação quer dizer que a gente está também usando doses de maneira equivocada no período. Até porque a vacina é muito eficaz em até seis meses quem tomou a segunda dose. A gente tá correndo para aquelas pessoas que estão perdendo um pouco de cobertura”, acrescentou, citando estudos que apontam uma diminuição da eficácia da vacina com seis meses.

O público habilitado hoje tem pouco mais de 20 mil pessoas, mas a procura tem sido baixa. Só 22% das pessoas que podem tomaram a terceira dose em Salvador. “Estamos usando uma série de estratégias, porque essa é para nós a vacinação mais importante”, diz Leo. “Mais de 90% dos internamentos no Rio são de idosos com mais de 90 anos e deve-se muito à variente delta. Por isso que Salvador e a Bahia decicidram antecipar a aplicação”, acrescenta.
BAHIA VOLTA A ACIONAR STF PARA RECEBER MAIS DE UM MILHÃO DE DOSES

A Procuradoria-Geral do estado (PGE) voltou a acionar o Supremo Tribunal Federal para receber mais de um milhão de doses de vacina contra covid-19. Esse é o segundo pedido da PGE, após Ministério da Saúde confirmar que o estado deixou de receber a quantidade devida dos imunizantes.

No último dia 23 de agosto, três dias após o anúncio feito pela PGE, Lewandowski determinou que a União, na condição de ré, se manifestasse em cinco dias sobre as alegações do autor, o que não aconteceu. Motivo da segunda ação.
Na ação, o Estado da Bahia pede a compensação integral do déficit de vacinas em até 10 dias do recebimento da ordem judicial. Em 20 de agosto, o estado tinha deixado de receber 1.005.637 doses de imunizantes.

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.