A Odebrecht S.A. anunciou neste sábado que fará a renovação total no seu Conselho de Administração, com a inclusão de maioria de conselheiros independentes contratados no mercado, dando mais diversidade na composição do conselho e incluindo uma mulher pela primeira vez na história de mais de 70 anos da companhia.
A ampla reformulação do Conselho de Administração ocorre ao mesmo tempo em que Emílio Odebrecht se afasta da presidência do Conselho da holding, após 20 anos. O formato do novo Conselho estabelece a separação clara entre o papel dos acionistas e a estrutura de administração da Odebrecht.
O novo conselho atuará como um colegiado deliberativo, tomando decisões por maioria de votos e o novo presidente será Ruy Sampaio, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com mestrado na Universidade de Michigan e especializado em finanças e contabilidade. Ruy era diretor há nove anos da Kieppe, empresa controladora da Odbinv, que por sua vez detém 100% do capital da Odebrecht S.A.
Além de Ruy e do atual conselheiro Sergio Foguel, que continuará no Conselho, serão indicados à Assembleia Geral de Acionistas para compor o novo CA da Odebrecht quatro conselheiros independentes vindos do mercado, entre eles uma mulher: Ieda Gomes Yell, Jorge Marques Toledo Camargo, Cledorvino Belini e Roberto Faldini.