O primeiro trecho do BRT de Salvador deve começar a operar no primeiro trimestre de 2022, segundo afirmação do secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller, na solenidade em que o município apresentou o ônibus elétrico, nesta quinta (2).
“Já estamos em discussões finais para definir essa modelagem”, disse o gestor ao explicar que a prefeitura já vem discutindo a modelagem do novo sistema, dialogando inclusive com os atuais concessionários do sistema de transporte coletivo, e acrescenta que o desejo da Semob é que o BRT já comece a circular usando veículos elétricos.
“Em que pese, com o prefeito o disse, nós estarmos vivendo uma das maiores crises da história no sistema de transporte público do país , existe um esforço muito grande da prefeitura para trazer essa nova tecnologia”, acrescentou Fabrizzio. O secretário lembrou que, atualmente, a maior frota do país em eletromobilidade está na cidade de São Paulo, com 18 veículos. “Acredito que nos próximos três a cinco anos isso vai crescer de forma exponencial.”
Sobre o segundo trecho do BRT – da Estação da Lapa ao Parque da Cidade -, o prefeito Bruno Reis falou que a previsão de conclusão é outubro de 2022.Contudo, o prefeito pontuou que eventuais atrasos podem acontecer.
Ele destacou que as chuvas têm atrapalhado o andamento do cronograma de obras na cidade como um todo. “Levando em consideração interferências que ocorrem quando realizamos obras – com Bahiagás e Embasa, com as empresas de telefonia”, acrescentou.
“Vamos entregar as duas etapas do BRT, e depois vamos avançar em outras áreas, como o VRS da obra e os VRTs frontais da Orlando Gomes e da Pinto de Aguiar, como aposta. Orlando Gomes em 29 de março. A prefeitura vem mantendo entendimento com o governo do estado para a operação”, concluiu.