Se o Ministério da Saúde autorizasse a aplicação da terceira dose anticovid de imediato, Salvador começaria aplicar já na próxima semana, segundo afirmou o prefeito Bruno Reis (DEM), nesta quarta (25).
O gestor já vinha defendendo nas últimas semanas a 3ª dose para idosos, a redução da vacinação para 12 anos ou mais, e a antecipação da segunda dose.
“Já poderíamos estar vacinando essa semana adolescentes de 17 a 12 anos, e teríamos a condição de já na semana que vem começar uma terceira dose nos idosos. Todas as doses que chegam a Salvador ficam retidas 50%, então, está garantida a segunda dose para imunizar o restante da população”, afirmou.
Nesta quarta-feira, o Ministério da Saúde autorizou a aplicação da terceira dose em idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos, mas a partir de 15 de setembro, e a antecipação da segunda dose das vacinas Pfizer e AstraZenica. Antes, o intervalo era de 12 semanas e, agora, será de oito semanas, como acontece no Reino Unido. O prefeito de Salvador comentou a decisão.
foto: Betto Jr.