sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

LEITOS DE COMBATE A COVID NÃO SERÃO DESATIVADOS, MAS REVERTIDOS PARA OUTRAS DOENÇAS, REFORÇA O GOVERNADOR

Redação - 16/08/2021 14:39

Nesta segunda (16), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), reforçou que alguns leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) destinados ao combate a Covid-19 serão revertidos para o tratamento de pacientes de outras doenças.

“Nós já começamos a fazer o processo de transferência dessas UTIs para os tratamentos originais. Com a queda na taxa de ocupação de leitos nós começamos a devolver para outros procedimentos cirúrgicos. Nós não fecharemos nenhum leito, com exceção da Fonte Nova, que não é hospital. Outros leitos não serão fechados, mas devolvidos às suas funções. As outras doenças também matam”, disse o governador em coletiva ao lado do senador Jaques Wagner, e o vice-governador João Leão.

A taxa de ocupação em leitos de UTI destinados ao público adulto é de 40% na Bahia, nesta segunda-feira (16). Dos 1.206 disponibilizados pelo estado, 506 estão em uso no momento. Já na UTI pediátrica, a taxa é de 63%. Apenas 22 leitos estão ocupados dos 35 ofertados.

 

RUI ALERTA PARA PLATÔ EM Nº DE NOSOS CASOS DE COVID

O governador da Bahia, Rui Costa, disse ainda nesta segunda-feira (16), que há quatro dias o número de infectados pela Covid-19 no estado parou de cair.

Por causa da situação, o gestor, durante a inauguração de um serviço de hemodinâmica, na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, afirmou que a situação mostra que o “vírus ganhou um novo fôlego” e pediu para que as pessoas evitassem fazer aglomerações.

“Queremos alertar as pessoas. Por mais que os números estejam caindo, e estão na Bahia, nos preocupa, porque nós vínhamos em queda bastante substantiva, mas há quatro dias paramos de cair”, disse o governador.

Rui Costa também revelou que outro dado de análise importante e que vinha registrando queda nos últimos dias, a taxa de ocupação de leitos de UTI, também se estabilizou há quatro dias.

“Nós estamos com 528 pacientes internados na Bahia, graças a Deus o número caiu, mas há quatro dias que não cai mais. Caímos a taxa de ocupação, mas há quatro dias que também parou de cair”.
“Se a gente brincar com essa doença, ela pode voltar com muita força e agravar todos os prejuízos que ela deu até aqui”.

No último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), no domingo (15), o estado registrou nas últimas 24 horas, 551 novos casos de Covid-19 e 10 mortes.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.