Após comprar o Hospital das Clínicas de Alagoinhas por R$ 137 milhões a Athena Saúde, que é controlada pelo Pátria Investimentos, deu continuidade ao seu processo de expansão na Bahia e, após idas e vindas, concluiu a compra da Promédica uma das mais conceituadas empresas de saúde da Bahia.
A Pátria Investimentos, através da sua subsidiária Opty já havia comprado as principais clínicas de oftalmologia da Bahia como a Dayorc, Oftalmoclin, e Instituto de Olhos Freitas,
A informação veio de fontes ligadas ao setor de investimentos em São Paulo, mas nas unidades do grupo os diretores já foram informados. A compra da Promédica já vem sendo negociada desde dezembro de 2020, mas só agora foi concretizada. O Acordo prevê a aquisição de todas as unidades da Promédica, ficando de fora apenas a Parceria Público Privada com o governo do Estado relativa à gestão do Hospital do Subúrbio. Haverá um período de transição, sob a liderança de Dr. Jorge Oliveira, Diretor Executivo do Grupo Promédica. O Bahia Econômica está tentanto contato com a Promédica para confirmar o valor da venda.
A Promédica, além de uma rede credenciada em diversas especialidades, dispõe de uma estrutura com cinco centros médicos próprios, quatro hospitais em sua rede preferencial (Hospital Jorge Valente, Hospital da Cidade, HJV pediatria e HJV Day Hospital) e oito unidades do laboratório de análises clínicas Datalab, que oferecem serviços médicos com segurança e comodidade para os usuários.
A Athena, criada em 2017, é uma das maiores empresas de saúde suplementar do país e tem 5 operadoras, 24 clínicas, 7 pronto atendimentos e 9 hospitais.