Em meio ao chuvoso mês de julho, São Pedro deu uma trégua e colaborou com os baianos, com um dia de sol, neste domingo (25). Ele também foi o primeiro, desde março de 2020, que as praias ficaram liberadas em Salvador. Desde o início da pandemia, era proibido, por decreto municipal, frequentar as praias aos domingos. Aos poucos, com o avanço da retomada na capital baiana e a melhora dos índices do novo coronavírus, as flexibilizações permitiram que os baianos curtissem a areia no primeiro dia da semana.
De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM), as praias que tiveram mais movimentação foram as da Barra, Amaralina, Boa Viagem e Piatã, mas nada de alarmante. “Observamos em algumas praias movimentações aproximadas e foram realizadas orientações sobre a importância do uso da máscara”, comentou o órgão, por meio de nota.
A estudante Ethiene Peixoto, 23, aproveitou para ir com a mãe e a prima, que está turistando a cidade, para botar a vitamina D em dia, na praia de Itapuã. “A última vez que fui para a praia foi no início do ano, e foi em um dia de semana, porque ainda não estava liberado final de semana”, conta. O movimento estava fraco, se comparado ao período pré-pandêmico, mas, cheio para um dia de pandemia. “A movimentação não estava tão grande como de costume, foi tranquilo. Não tinha tanta gente de máscara, mas as famílias ficavam distantes uma das outras”, relata Ethiene.
Pela tarde, ela diz que o vento gelado não inibiu de cair no mar, que estava com temperatura razoável. A rotina da estudante, desde que o vírus começou a circular na cidade, é basicamente em casa. Ela é a única que ainda da família não recebeu a vacina contra a covid-19. “Não aguento mais esperar”, desabafa.
Foto: divulgação