O grupo Heineken começa neste mês um projeto piloto de uso de caminhões elétricos em sua frota de distribuição. O novo veículo será testado em duas capitais, São Paulo e Salvador. A capital baiana terá dois veículos deste tipo, que devem chegar até este sábado (17).Em nota, a fabricante de bebidas afirma que esta frota integra o compromisso de se tornar carbono neutro até 2040 e reduzir o impacto ambiental de suas operações.
Os caminhões elétricos contam com autonomia de até 150km e são equipados com regeneração de energia pelas frenagens (KERS). Segundo o grupo, os veículos elétricos possuem produtividade equivalente a um caminhão com combustível tradicional e realizarão a mesma atividade de distribuição urbana de bebidas nas regiões centrais.
A Heineken chegou ao Brasil em 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin. Tem 13 mil empregos e 12 cervejarias, entre elas a planta baiana em Alagoinhas (BA). “Reconhecemos nossa responsabilidade e nosso papel atuante na solução deste desafio que é neutralizar as emissões de carbono em toda a nossa cadeia de valor. Por isso, estamos com metas e iniciativas ambiciosas para promover impactos socioambientais positivos no Brasil”, comenta Ornella Vilardo, gerente de Sustentabilidade da Heineken.
Foto: Edna Marcelino/Heineken