sábado, 28 de setembro de 2024
Euro 6.1121 Dólar 5.4583

EQUIPE DE GUEDES APOSTOU EM ‘IMUNIDADE DE REBANHO’, MOSTRA DOCUMENTO

Redação - 12/07/2021 14:36

A SPE (Secretaria de Política Econômica), do Ministério da Economia, apostou no recuo da pandemia em 2021 sem trocar informações com o Ministério da Saúde, revela ofício enviado à CPI da Covid no Senado. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o ministro Paulo Guedes (Economia) respondeu a um requerimento do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente do colegiado.

Randolfe quis saber por que Adolfo Sachsida, secretário de Política Econômica, afirmou, em 17 de novembro, que o país caminhava para a “imunidade de rebanho”. Segundo ele, era “baixíssima a probabilidade de segunda onda”. O secretário, tempos depois, chegou a pedir desculpas pela declaração e disse que não deveria ter comentado um assunto que não era de sua área. Mesmo assim, Randolfe cobrou esclarecimentos do time de Guedes.

No requerimento, o senador pediu “todas as comunicações, e documentos recebidos, do Ministério da Saúde sobre projeções, previsões e planejamento para a pandemia no ano de 2021”. No ofício, Guedes apresentou em anexo um despacho assinado por Sachsida como resposta. Segundo o secretário, “não houve qualquer comunicação e/ou troca de documentos do Ministério da Saúde (MS) com a SPE”.

“Eu estou assustado [com a resposta]”, disse Randolfe à Folha. “É um dos documentos mais reveladores da CPI”, afirmou o senador. Segundo o congressista, o despacho da SPE “é uma prova material da omissão do governo, da falta de política de enfrentamento da pandemia”. Para ele, a resposta mostra que “não tinha uma coordenação”. Procurado, o Ministério da Economia não comentou o assunto.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.