A queda de popularidade e a desconfiança em torno do governo Bolsonaro têm crescido nos últimos meses. A nova pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado, 10, mostra que 63% dos brasileiros veem Jair Bolsonaro como incapaz de liderar o país. Sua avaliação é pior entre mulheres (67% acham que ele não pode liderar), os mais pobres (68%), nordestinos (72%) e pretos (76%).
Das 2.074 pessoas ouvidas de forma presencial em todo o país nos dias 7 e 8 de julho, 34% disseram o contrário. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Em abril de 2020, este índice era de 44%, contra 52% que julgavam o presidente da República como adequado para comandar a missão de governar o Brasil. Foram outras seis pesquisas depois, mas o resultado já se inverteu no levantamento seguinte.
Na última rodada, divulgada em maio deste ano, o presidente tinha a confiança de 38% dos entrevistados, enquanto 58% já não acreditavam na sua capacidade de liderança. Bolsonaro tem uma avaliação melhor entre os mais velhos (41% de visão positiva), mais ricos (40%) e nas regiões onde tem mais apoiadores: Sul (42%) e Norte/Centro-Oeste (47%).
Foto: divulgação