terça, 08 de abril de 2025
Euro 6.57462 Dólar 6.0146

APÓS INDENIZAR BAHIA EM R$ 2,15 BILHÕES, FORD DIZ QUE VAI MANTER CENTRO DE PESQUISA NO ESTADO

Redação - 18/06/2021 17:10 - Atualizado 18/06/2021

O governo da Bahia foi indenizado, nesta sexta (18) em R$ 2,15 bilhões pela Ford por causa do fechamento, em janeiro deste ano, da planta industrial em Camaçari, na região metropolitana de Salvador. A indenização foi resultado de um acordo entre as partes, assinado em um termo aditivo ao contrato firmado entre as partes em 2014, quando a empresa se comprometeu a realizar investimentos no Complexo Industrial, em Camaçari, em contrapartida às ações de fomento e financiamento de capital de giro criadas pelo estado.

No acordo, conforme as fontes do estado, a Ford afirmou que vem trabalhado em estreita colaboração com todos os parceiros de negócio no desenvolvimento de um plano para minimizar os impactos do encerramento da produção, incluindo sindicatos, fornecedores e distribuidores.

Segundo a assessoria informou ao portal Bahia Econômica, a empresa reiterou a permanência na Bahia do Centro de Desenvolvimento de Produto, que passará a prestar serviços de pesquisa, desenvolvimento e engenharia automotiva predominantemente ao exterior, preservando não só mão de obra na região como também uma sólida parceria com universidades e centros de pesquisa regionais.
A montadora anunciou no dia 11 de janeiro o encerramento das suas atividades no Brasil após um século. Na Bahia, a Ford estava sediada em Camaçari, na região metropolitana de Salvador.

Em comunicado divulgado à época do anúncio, a fabricante disse que a decisão foi tomada “à medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”.

Foto: Reprodução UOL

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.