Há uma nova onda de aquisições em formação no mercado baiano e agora o foco é o varejo. O Grupo Mateus, a maior rede varejista de alimentos do Brasil com capital 100% nacional, que possui lojas no Maranhão, Piauí e Pará, e em maio abriu a primeira loja no Ceará estaria interessada na compra de uma grande rede de supermercados da Bahia. O grupo Mateus vem se ampliando após o IPO, realizado em outubro e que captou R$ 3,8 bilhões. O valor será totalmente para abrir e comprar lojas.
É ai que entra a rede Atakarejo do empresário Teobaldo Costa, hoje administrada pelo filho, que possui 23 lojas e é líder na região Nordeste. A possibilidade de compra Atakarejo foi levado ao grupo Mateus por bancos, com a ideia de que a Bahia é um mercado fundamental para o varejo alimentar administrada agora pelo filho. A Atakarejo diz que é sondada com frequência, mas nega interesse em vender o negócio.
Segundo o CEO do grupo, Ilson Mateus, o IPO o grupo passou a receber ofertas de outros Estados, além daqueles onde já atua e analisará o que gera valor aos acionistas.
O grupo Mateus atua no varejo supermercadista, atacarejo, atacado, eletrodomésticos, móveis, panificação, central de fatiamento e porcionamento. Tem quase 20 mil pontos de venda com a ajuda de 1.750 representantes comerciais do atacado. E tem 54 lojas nos estados do Maranhão, Pará e Piauí, atendendo ainda Bahia, Ceará e Tocantins, com a operação de entrega do Armazém Mateus. Com informações do Valor Econômico.