segunda, 07 de outubro de 2024
Euro 6.0181 Dólar 5.4978

NEGACIONISMO EM PORTO SEGURO É ALVO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA

Redação - 16/06/2021 09:16 - Atualizado 16/06/2021

Nesta quarta-feira, 16, às 9 horas, parlamentares, Ministério Público, entidades da sociedade civil, liderancas de movimentos sociais e representante da prefeitura de Porto Seguro debaterão, em audiência pública,  sobre as medidas tomadas pela gestão desse município para o combate à Covid-19. A audiência, solicitada pelo deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia, coloca no crivo de discussões a institucionalização da negligência no combate à pandemia e da insistência na promoção de tratamentos comprovadamente ineficazes contra a Covid-19, tendo como alvo de denúncia a prefeitura de Porto Seguro.

Em abril deste ano, o deputado entrou com representação no Ministério Público contra as ações negacionistas do prefeito Jânio Natal (PL) e da secretária de Saúde de Porto Seguro, Raíssa Soares, apoiadora e divulgadora do chamado “tratamento precoce”. Natal e Soares foram propagadores do “kit-Covid”, que integra o uso de hidroxicloroquina e ivermectina, cuja eficácia já foi descartada pela ciência. No entanto, esse “kit”, juntamente com outras ações negacionaistas, foi transformado em política pública oficial para a prevenção do contágio do Covid-19 na população local.

“Defendemos uma intervenção urgente dos organismos de fiscalização e dos Direitos Humanos sobre esse caso e a devida vigilância contra a recorrência dessa ilegalidade e imoralidade em outras gestões. Essa audiência será também um espaço importante de escuta de denúncias de outros casos como esse”, advertiu Hilton Coelho.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.