Um estudo em andamento no Uruguai aponta que as vacinas CoronaVac e Pfizer já estão reduzindo a taxa de infecção e mortalidade por Covid-19 no país.
O relatório indica que, do número total de 712.716 pessoas totalmente imunizadas com a CoronaVac até 25 de maio, 5.360 testaram positivo para o novo coronavírus. Destas, 19 precisaram de internação em UTI e seis faleceram.
Da mesma forma, do total de 149.329 pessoas completamente imunizadas com a vacina da Pfizer até a mesma data, 691 foram infectadas, apenas uma necessitou de hospitalização na UTI e oito morreram. O relatório esclarece que, neste caso, todos tinham mais de 80 anos.
Quando aplicadas as fórmulas para cáluculos de desempenho da vacina, a redução de casos totais com a vacina do laboratório chinês Sinovac é de 57% e com a Pfizer é de 75%. Em relação a hospitalizações em unidades de terapia intensiva, a efetividade foi de 95% para a CoronaVac e 99% para a Pfizer. E segundo os números brutos sobre os óbitos, a vacina CoronaVac reduzius em 97% a mortalidade pela Covid-19 e a americana Pfizer 80%.
foto reprodução IG MG