O governador Rui Costa (PT) afirmou que a Bahia teria conseguido vacinar ao todo 8 milhões de baianos – cerca de metade da população – caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tivesse autorizado o uso emergencial da Sputnik V. O Consórcio do Nordeste assinou o contrato para a compra de 37 milhões de doses do imunizante russo contra a Covid-19, sendo que 10 milhões seriam destinados à Bahia. O acordo previa que até este momento, a fabricante já teria enviado ao estado cerca de 3 milhões de doses.
“A Bahia comprou dez milhões de vacinas e poderá vacinar cinco milhões de pessoas com as duas doses. Em nosso contrato, a Rússia teria que entregar as doses até julho. Até a data de hoje, nós já imunizamos cerca de três milhões de baianos. Então, com esses outros cinco milhões de vacinados, teríamos um total de oito milhões de imunizados até julho, além das outras vacinas que chegarão até lá. É por isso que nós estamos insistindo tanto na liberação da Sputnik V. Protocolamos os últimos documentos junto à Anvisa e ao STF para que tenhamos o mais rápido possível essas vacinas liberadas”, concluiu.
Na última sexta-feira, 21, o governo protocolou junto à Anvisa um novo documento com relatório da farmacêutica para tentar responder às inconsistências apontadas. Rui acredita que o órgão demore cerca de dez dias para dar uma resposta sobre o requerimento.
Foto: divulgação