O Índice de Movimentação Econômica de Salvador (IMEC-SSA calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), retraiu 8,9%, em março de 2021, na comparação com o mês imediatamente anterior (série com ajuste sazonal), após contabilizar retração de 3,6% em fevereiro de 2021. Essa é a segunda taxa negativa consecutiva registrada pelo indicador em 2021, acumulando uma perda em torno de 12%.
Cabe destacar que o mês de março do ano corrente foi marcado pela manutenção do agravamento da pandemia no estado da Bahia e na capital baiana, permanecendo algumas medidas de contenção, como toque de recolher, suspensão parcial dos meios de transporte, e a suspensão do funcionamento dos serviços não essenciais, com a perspectiva de reduzir crise. Com isso, todas as seis variáveis que compõe o indicador foram impactadas, com destaque para Passageiros no Aeroporto Internacional de Salvador (-28,8%) que apontou a variação negativa mais expressiva, seguido por Passageiros de ônibus intermunicipais (-24,1%), depois Passageiros de ônibus urbanos (-17,4%), Consumo de combustível (-10,3%). Consumo energia elétrica (-2,1%), e Carga portuária (-2,0%).
Seguindo a mesma trajetória, o indicador diminuiu 13,8% quando comparado com o mês de março de 2020. No primeiro trimestre, já acumula queda de 13,8%, acumulando nos últimos 12 meses arrefecimento de 28,6%.
Foto Felipe Iruatã