A suspensão de novas contratações de financiamentos para o setor agrícola sujeitos à subvenção federal, como Plano Safra e Proex Equalização (financiamento para exportação) trouxe preocupação aos agricultores baianos, mas segundo o ministério da Economia as contratações poderão ser retomadas se o Legislativo aprovar o PLN 4/2021, que contempla a recomposição das dotações canceladas.
Em contato com o Bahia Econômica, o Presidente da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, João Martins, disse que com a aprovação da PLN 4/2021 a situação estará contornada. Martins disse também que o financiamento subsidiado não tem a importância de antes.
“De um modo geral ,o produtor rural está capitalizado. Hoje , quase 40% do custo para implantar a safra, já é bancado pelo próprio produtor. Mais ou menos 30 % é bancado pelas cooperativas, vendedores de insumos e Trading. O percentual do financiamento subsidiado é da ordem de 30%, e cada dia menos” disse o Presidente da CNA.
Segundo ele, o que o produtor agrícola mais busca atualmente é o financiamento para construção de armazéns e renovação de máquinas e equipamentos.