sábado, 05 de outubro de 2024
Euro 6.0609 Dólar 5.5199

COVID: MAIS DE 16 MIL BRASILEIROS TOMARAM VACINAS TROCADAS

Redação - 23/04/2021 17:33

Pelo menos 16,5 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19 no Brasil têm registro de primeira dose da vacina da Coronavac e a segunda dose da Oxford/AstraZeneca ou vice-versa, de acordo com o Datasus, sistema de informações do Ministério da Saúde. Essas são as duas únicas vacinas disponíveis no país até o momento.

O protocolo nacional estabelece que os vacinados não têm possibilidade de escolha na primeira dose, mas, na segunda, o fabricante precisa ser mantido. As informações foram tabuladas pela reportagem no Datasus levando em conta todos os vacinados no país no primeiro mês da campanha vacinal (de 17 de janeiro a 17 de fevereiro) que retornaram para a segunda dose até 8 de abril.

Misturar dois fabricantes de uma mesma vacina é considerado um erro de imunização. “Quem tomou uma dose de um fabricante e outra dose de outro não tomou nenhuma dose completa da vacina”, afirma a imunologista Cristina Bonorino, professora titular da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e membro dos comitês científico e clínico da Sociedade Brasileira de Imunologia.

As vacinas não só têm intervalos diferentes –o da Coronavac é de até 28 dias, e o da vacina de Oxford/AstraZeneca é de três meses, segundo recomendação da Fiocruz, que a produz no Brasil– como tecnologias distintas. Não se sabe ainda se a aplicação de duas vacinas diferentes pode gerar efeitos colaterais.

 

 

Foto: Jonathan Campos/AEN

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.