A partir da conclusão da vacinação de idosos, que alcança todo o público de 60 anos nesta terça-feira (20), Salvador começará a imunizar, contra a covid-19, trabalhadores da Educação. Além disso, a capital baiana também já definiu os critérios para retorno presencial das atividades educacionais.
De acordo com a estratégia, a vacinação começará nesta quarta-feira, junto com as pessoas com síndrome de Down, para trabalhadores entre 55 e 59 anos da Educação Infantil, considerado o público mais vulnerável. A programação acontecerá de acordo com a disponibilidade de doses e, no caso da Educação Infantil, os horários e locais da vacinação serão divulgados.
Retomada das aulas presenciais – Um dos critérios para a retomada é o avanço da vacinação dos profissionais de Educação e da população em geral, principalmente os idosos – um dos públicos mais vulneráveis à Covid-19.
Outro critério adotado é a ocupação de leitos de UTI, que deverá estar em 75%, tendo tolerância de 5%. Além disso, deverá ter estabilidade ou queda na média móvel de novos casos confirmados e de casos ativos, assim como estabilidade ou queda na taxa de transmissão (fator RT) do novo coronavírus. Os indicadores atualizados da taxa de ocupação de leitos exclusivos de UTI Covid-19 adultos na cidade serão monitorados e divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e disponibilizados no site www. saude. salvador. ba. gov. br/ covid/ indicadorescovid.