sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

BIAL EXPLICA POLÊMICA COM LULA E WEB SE DIVIDE

Redação - 20/04/2021 08:44

O jornalista Pedro Bial ganhou espaço na edição impressa do jornal Folha de S. Paulo, nesta segunda-feira (19). Com o título de “O passado como polígrafo”, o apresentador explicou a sua desconfiança a respeito do ex-presidente Lula e porque havia declarado que só entrevistaria o petista com um detector de mentiras.

“No fim de 2005, o então presidente me recebeu no Palácio do Planalto para uma entrevista sobre o escândalo do mensalão, que àquela altura trazia a sombra do impeachment. […] “Concluída a gravação, Lula nos convidou, afável, para conversar na sala de reuniões ao lado de seu gabinete. Num papo amigável, de mais de uma hora, pediu opiniões, e as ouviu como se fossem conselhos.”

A entrevista foi ao ar em 1º de janeiro de 2006 no ‘Fantástico’. Anos depois, Bial disse que Lula mentiu sobre ele diante da repercussão da entrevista.

“Oito anos depois, diante de uma claque de blogueiros governistas, Lula inventou uma versão daquele encontro no Planalto. “Vocês estão lembrados da agressividade do Bial quando ele foi me entrevistar no Palácio? Eu poderia ter levantado e falado: ‘Cai fora do meu gabinete!’. Não. Eu falei: ‘Vou mostrar para esse cidadão que educação a gente não aprende na escola, a gente aprende no berço’”, disse o ex-presidente.”

A publicação na Folha repercutiu durante o dia e a internet se dividiu entre apoio e crítica ao jornalista, mesmo após a explicação da polêmica. Pedro Menezes, colunista do jornal Gazeta do Povo, disse que Bial foi corajoso ao rebater as críticas.

“Hoje, em plena Folha, Bial descreve alguns jornalistas do UOL como caça-cliques e cheerleaders da esquerda tuiteira. Admiro a coragem. O UOL é peça-chave (e seletiva) nas dinâmicas de patrulha e cancelamento. Uns jornalistas calam por corporativismo e a maioria consente”, escreveu no Twitter.

Já Mauricio Stycer, colunista do Uol, disse que foi ofendido, “mesmo sem ser citado nominalmente”. No entanto, Stycer revela ter ficado feliz porque “uma crítica de televisão em sentido estrito ainda gere debate e discussões no Brasil”. O colunista do portal ainda afirmou que “onde Bial enxerga campanha contra ele, vejo apenas crítica de TV”.

“Campanha? Meu texto, publicado na quinta-feira (15), teve muita repercussão na internet. Uma parte considerável dos comentários que vi foi em apoio a Bial – e com críticas a mim e xingamentos a Lula. Algumas poucas figuras públicas, como o comediante Gregorio Duvivier, o influenciador Felipe Neto e o ator José de Abreu, criticaram Bial. O apresentador Danilo Gentili ironizou a minha visão”, declarou em sua coluna.

foto: instagram

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.