O Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, está em Salvador nesta sexta-feira com uma agenda que inclui a discussão sobre os recursos disponibilizados para o setor, a exemplo dos R$ 500 milhões do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) NO Banco do Nordeste (BNB). Em entrevista exclusiva ao Bahia Econômica, Machado Neto disse que está agilizando a liberação desses recursos que podem ser utilizados na ampliação, modernização e reforma de estabelecimentos, na aquisição de máquinas e equipamentos turísticos e para o capital de giro. E defendeu a reabertura total do setor, seguindo os protocolos, e afirmou:
“Ressaltamos que um setor que contribui em mais de 8% no PIB brasileiro, não pode parar completamente. Temos muitas empresas que fecharam e muitos trabalhadores que estão sem o que comer em casa. O presidente Bolsonaro está comprometido com a vacinação de toda a população e com o avanço da imunização, naturalmente as atividades retornarão à normalidade”.
O Ministro se mostrou contrário a medidas restritivas como a proibição de frequência nas praias e a que proíbe e venda de bebidas alcoólicas em qualquer lugar nos finais de semana:
“ Sou contra qualquer tipo de restrição de liberdade. Como disse anteriormente, vejo que essa reabertura deve ser realizada com segurança e responsabilidade, observando todos os protocolos, principalmente os do Ministério do Turismo, que tem o total aval da Anvisa. A população brasileira já deixou claro por inúmeras vezes que deseja viajar e nós desenvolvemos formas de isso ser feito em segurança”.
Questionado sobre quando a atividade turística poderá ser retomada integralmente, ele disse que o governo já vacinou mais de 20 milhões de pessoas em todo o país, contratou mais de 500 milhões de doses, o que vai trazer normalidade ao setor. E disse que o uso do certificado digital de vacinação por prefeitos e governadores deve ser generalizado. O ministro afirmou que o certificado nacional de vacinação contra a Covid-19 já pode ser emitido pelo aplicativo Conecte SUS e que o documento, aliado ao uso dos protocolos de segurança sanitária, pode ser uma ferramenta importante no processo de reabertura e deve potencializar a movimentação de pessoas no território nacional. Veja a entrevista completa aqui.