O marketplace argentino Mercado Livre, teve receita de US$ 1,3 bilhão no quarto trimestre de 2020. Impulsionado pelo crescimento do e-commerce na pandemia, a empresa teve um aumento de 97% sobre o mesmo período do ano anterior. No acumulado de 2020, a cifra chegou a US$ 4 bilhões, numa alta de 73%. As informações são da InfoMoney.
Apesar do crescimento, que foi fomentado principalmente pelo Brasil, onde as operações representaram mais da metade da receita trimestral da companhia, o Mercado Livre finalizou o quarto trimestre de 2020 com prejuízo de US$ 50 milhões e não pretende voltar a pagar dividendos tão cedo.
Durante live realizada pela InfoMoney na última terça-feira (23), o presidente de commerce para América Latica, Stelleo Tolda, afirmou que com o acumulado ano passado, a empresa ficou quase zero a zero, sem lucro e prejuízo. “Houve pressão de custos, como aumento do gasto da frota com combustíveis, mas também houve investimentos pesados em logística. Faz parte da nossa estratégia de ganhar escala”.
O presidente do Mercado Livre também esclareceu que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) vem analisando a possibilidade de marketplaces como o Mercado Livre venderem produtos farmacêuticos por meio de parceiros plugados em sua plataforma, uma notícia positiva diante do aumento da demanda por medicamentos e outros produtos de farmácias na pandemia de coronavírus.
“Tem alguns players grandes que conseguem fazer a logística por conta própria, mas o mercado é pulverizado e tem muitas redes menores de farmácias que poderiam ser nossos clientes neste serviço”, disse. Sobre remuneração ao acionista, porém, o Mercado Livre está mais conservador, e acredita que ainda não é hora de focar nisso.
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