sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.8331

INTENÇÃO DE CONSUMO CRESCE EM SALVADOR EM MARÇO

Redação - 24/03/2021 18:30

O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), registrou uma alta de 2,1% no mês de março – o que corresponde à oitava alta consecutiva do indicador, que registra 87,2 pontos ao total.

Apesar do avanço, o ICF ainda se posiciona abaixo dos 100 pontos, o que significa que as famílias de Salvador estão insatisfeitas com as suas condições econômicas. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve forte queda de 15,5%.

“Muitas famílias também conseguiram poupar algum recurso ao longo do ano passado e com isso amenizam-se os impactos da pandemia neste início de ano”, analisou o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze. O nível de Renda Atual avançou 1,9% e atinge 96,1 pontos.

Segundo a análise, no mês, o item de destaque foi o Emprego Atual com alta mensal de 7,9% e volta ao patamar de satisfação com 105,3 pontos. A expectativa também é mais favorável para os próximos meses, uma vez que o item ‘Perspectiva Profissional’ avançou 1,7% e se situa também nos 105,3 pontos

Pelo lado negativo, dois itens recuaram em março, o ‘Acesso a Crédito’ (95,7 pontos) e ‘Momento para Duráveis’ (39,6 pontos) com quedas respectivas de -4,5% e -4,8%. Dietze explica que “há uma conjunção de fatores negativos para compra de produtos como televisores e fogões. Assim os bancos tornam o crédito mais seleto e a taxa básica de juros que sobe também impacta no encarecimento dos empréstimos aos consumidores”.

“Ainda conforme a análise, no segundo semestre, com um cenário de vacinação mais avançado, e as expectativas melhorando para a retomada das atividades, poderá ser projetada uma recuperação sólida do consumo, indo ao patamar de satisfação, acima dos 100 pontos, e tendo um efeito consistente para as vendas do comércio”, avalia a Federação.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.